Quedas e fraturas: Osteoporose

Quedas e fraturas: Osteoporose

As pessoas mais idosas geralmente sofrem lesões após quedas e são mais propensas a ter osteoporose. A osteoporose enfraquece os ossos, aumentando a probabilidade de fraturas após acidentes. 

O que é uma fratura por fragilidade?

Ossos frágeis são mais propensos a quebrar. Isso é conhecido como uma fratura por fragilidade. Eles acontecem quando você cai fazendo atividades normais, como arrumar a cama e acaba fraturando algum osso em virtude disso.

Fraturas de quadril, braço, costas e punho são o tipo mais comum. Se você quebrar um osso ao cair de uma altura de cerca de um metro e oitenta ou menos, pode ser um sinal de que seus ossos estão fracos.

O que causa fraturas por fragilidade?

As pessoas que têm uma fratura por fragilidade geralmente têm  osteoporose. Após os 35 anos, a perda óssea aumenta lentamente, tornando os ossos mais fracos.

Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. A perda óssea é mais rápida nas mulheres por vários anos após a menopausa. Portanto, as pessoas de mais idade, especialmente as mulheres, estão mais em risco.

Se um de seus pais quebrou o quadril, é mais provável que você desenvolva osteoporose. Outros fatores de risco incluem fumar, beber mais de três unidades de álcool por dia e não ser ativo.

Envelhecer não tem que significar que é mais provável que você caia. Se você estiver preocupado com a queda, consulte seu médico de família, que pode encaminhá-lo para profissionais de saúde, incluindo fisioterapeutas, que podem te ajudar.

Como a fisioterapia pode ajudar?

Programas de exercícios bem elaborados envolvendo força, equilíbrio e exercícios funcionais reduzem as quedas quando realizados em grupos e em ambientes domiciliares.

Os fisioterapeutas são um dos melhores profissionais para ajudar as pessoas com problemas de saúde complexos a se envolverem em um programa de exercício individualizado, na intensidade certa e adaptado à sua necessidade.

Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a melhorar seu equilíbrio, sua força, sua coordenação motora e sua consciência corporal para reduzir o risco de queda. Isso pode ajudar a fazer você se sentir mais confiante para desenvolver suas atividades e, claro, desfrutar a vida.

Um fisioterapeuta também consegue ajudá-lo a fortalecer seus ossos. O osso é um tecido vivo que pode ser melhorado através de alguns tipos de exercícios. 

O que vai acontecer quando eu for a um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta vai te avaliar, orientar e propor algum tratamento se necessário. Geralmente o tratamento engloba exercícios físicos para ganho de força, consciência corporal, coordenação motora e equilíbrio. Para isso é necessário que você esteja com roupas leves e confortáveis,

O que devo esperar da fisioterapia?
O treinamento de força e equilíbrio é recomendado para todos os idosos, mas especialmente para aqueles com histórico de quedas ou déficit de equilíbrio e marcha. 

Esses programas de exercícios são de no mínimo 30 minutos e devem ser repetidos em casa diariamente por um período mínimo de seis meses. Isso deve ser prescrito individualmente e monitorado por um profissional devidamente treinado.  

Se você recebeu atendimento médico por causa de uma queda, ou relatou quedas recorrentes no ano passado, ou demonstrou anormalidades de marcha e/ou equilíbrio, então você deve receber uma avaliação de risco de quedas.

Essa avaliação deve ser realizada por um profissional de saúde com habilidades e experiência adequadas, normalmente no cenário de um serviço especializado. 
 

Como posso me ajudar?

Se você sofreu uma queda, é importante tomar medidas para evitar outra:

1.   Fazer exercícios supervisionados por um fisioterapeuta

2.   Caminhar ou dançar podem ajudar a fortalecer os ossos. 

3.   Exercícios na piscina podem ajudar caso você tenha dores nas juntas das pernas e/ou uma grande falta de força e equilíbrio

4.   Faça uma dieta saudável com bastante cálcio e tome sol, o que aumenta sua vitamina D. Tanto o cálcio quanto a vitamina D são essenciais para ossos fortes.

Dicas para evitar quedas e se recuperar de fraturas
·         Se você está preocupado com a queda, use exercícios na cadeira até se sentir confiante o suficiente para ficar de pé

·         O exercício para fortalecer os ossos precisa ter carga, mas adicione exercícios para melhorar seu equilíbrio e força também

·         Junte-se a uma aula de força e equilíbrio conduzida por fisioterapeutas, se possível

·         Se você teve uma fratura por fragilidade, discuta a saúde óssea com seu médico

·         Siga uma dieta saudável que inclua cálcio e vitamina D suficientes

·         Use sapatos sensatos e bem ajustados para evitar quedas

·         Evite tapetes e chinelos desleixados – ambos podem causar quedas

·         Tenha uma boa iluminação em sua casa

·         Verifique sua visão regularmente

·         Tente não carregar muito – considere fazer compras de supermercado para entrega em domicílio