Como controlar a Asma

Como controlar a Asma

Ser capaz de controlar os sintomas de asma, como falta de ar e tosse, pode melhorar muito sua qualidade de vida. Este resumo explica como a fisioterapia pode ajudar.

O que é asma?

A asma afeta as vias aéreas que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Quando alguém com asma é exposto a certos irritantes, essas vias aéreas ficam inflamadas e mais estreitas. Isso leva a tosse, falta de ar, chiado no peito e aperto no peito.

É difícil dizer com certeza o que causa a asma. É mais provável que você a desenvolva se tiver histórico familiar de asma, eczema ou alergias. É provável que isso, combinado com certos fatores ambientais, afete se alguém desenvolve a condição.

Como a fisioterapia pode ajudar a controlar a asma? 

Os fisioterapeutas são treinados  a orientar e tratar pessoas com asma  por meio de informações, reeducação da respiração e exercícios especializados.

Os exercícios incluem:

1. Maneiras de  como respirar de forma mais relaxada e treinar novamente sua respiração;

2. Gerenciar sintomas como tosse, falta de ar e chiado no peito;

3.  Como expulsar o excesso de muco atraves da respiração e da tosse.

A atividade física e o exercício são úteis no controle da asma. Os fisioterapeutas auxiliam em  como ser mais ativo, fazer exercícios e adequa-los às suas circunstâncias pessoais.

A fisioterapia é a terceira maior profissão de saúde depois de médicos e enfermeiros. Trabalham no SUS, clínicas, consultórios, instituições de caridade e no local de trabalho do paciente, através de regimes de saúde ocupacional.

O que vai acontecer quando eu for a um fisioterapeuta?

Você ou alguém de quem você cuida precisa de tratamento?

O fisioterapeuta fará uma avaliação de seu problema e vai traçar uma estratégia de tratamento e orientações. Para isso, esteja de roupas leves e confortáveis.

 Tudo o que for dito ao fisioterapeuta  será totalmente confidencial.

Como posso me ajudar?

Há muito que você pode fazer para controlar sua asma e mantê-la sob controle. É muito importante:

·         Saiba quais medicamentos tomar, quanto e quando

·         Saiba o que desencadeia sua asma e evite esses gatilhos

·         Tenha um plano de ação atualizado para a asma. Seu fisioterapeuta poderá ajudá-lo com isso ou poderá encaminhá-lo para um especialista.

Como posso me ajudar?

Há muito que você pode fazer para controlar sua asma e mantê-la sob controle. É muito importante:

●        Saiba quais medicamentos tomar, como e quando de acordo com a orientação médica;

●        Saiba o que desencadeia sua asma e evite esses gatilhos;

●        Tenha um plano de ação atualizado para a asma. Seu fisioterapeuta poderá ajudá-lo com isso.

●        Faça exercícios físicos de leve a moderada intensidade, seguindo as orientações de um programa especializado. É importante começar devagar e aumentar gradualmente sua carga à medida que seu corpo se acostuma.

Muitas pessoas com asma não fazem exercícios porque ficam preocupadas com a possibilidade de desencadear sintomas. No entanto, estar em forma ajuda no controle da asma. Atletas famosos como Bradley Wiggins e Paula Radcliffe encontraram maneiras de controlar sua asma, então vale a pena encontrar maneiras que funcionem para você.

●        Revise seus sintomas e medicamentos com um profissional de saúde pelo menos uma vez por ano – com mais frequência se você tiver asma grave;

●        Mantenha-se o mais fisicamente ativo possível como por exemplo fazendo com caminhadas, tarefas domésticas etc;

●         Certifique-se de saber quem contatar se seus sintomas estiverem piorando.