O método Pilates aconteceu da fusão de princípios da cultura oriental e da cultura ocidental onde configura-se uma tentativa de controle consciente dos músculos e dos movimentos para que sejam leves e precisos. Para isso, são necessários que alguns princípios sejam respeitados.
1)Princípio da Concentração: durante o exercício a atenção precisa estar voltada para todo o corpo para se conseguir o maior desempenho possível;
2) Princípio do Controle: é definido como o controle do movimento, o discernimento dos músculos que realizam a atividade motora principal daqueles que auxiliam o movimento. A coordenação é a integração de toda atividade motora do corpo num padrão suave e harmônico;
3) Princípio da Precisão: é fundamental para a qualidade do movimento um correto alinhamento postural;
4) Princípio do Centramento: refere-se a importância dos músculos abdominais para o controle do movimento. É como se o abdômen funcionasse como a parte central e inicial do movimento que flui para as extremidades e assim consigamos desenvolver uma tarefa.
5) Princípio da Respiração: a respiração precisa estar coordenada com o movimento. Enfatiza-se a respiração no início do movimento favorecendo a organização dos músculos do tronco e promovendo o relaxamento dos músculos respiratórios e cervicais.
6) Princípio do Movimento fluido: o movimento precisa exibir qualidade de uma forma leve e fluida evitando-se movimentos pesados como aqueles que criam choques no solo. Dessa forma conseguimos diminuir o desperdício de energia deixando o movimento mais preciso e economizando energia.